Acervo de documentos


O real - irreal em Os Velhos Marinheiros BR FCJA J/PP.di / C87r por(BR) 1978

COSTA, Raquel Arcoverde N. da. O real - irreal em Os Velhos Marinheiros. Orientador: Prof. Juarez da Gama Batista. João Pessoa, 1978. 81 f. Dissertação(Mestrado em Letras)-Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1978.

A escolha do tema O Real-irreal em os Velhos Marinheiros, de Jorge Amado se deu devido à narrativa moderna. Observou-se que esta apreendia o real em todas as suas possibilidades, havendo, portanto, nela uma verdadeira rebelião contra o realismo horizontal, até então em voga.

Mágica Bahia BR FCJA F/PA.cp.ar / A494m por(BR) / esp(a) 1997

AMADO, Jorge; RISÉRIO, Antonio; PINHEIRO, Renato. Mágica Bahia. [Mágica Bahía]. Capa por Vicky Metzger. Fotografia da capa por Aristides Alves. Salvador: Casa de Palavras; Barcelona: Bustamante Editores, 1997. 160 p. , il. (Coleção Casa de Palavras). ISBN 84-89775-02-8.

Este livro apresenta a todo mundo a riqueza cultural e natural da Bahia. No início do século, a Bahia perdeu o título de capital de Brasil, passando a ficar praticamente à margem do desenvolvimento e crescimento do país. Talvez devido a esse fator a cidade pôde preservar alguns tesouros tão valiosos e tão raros no mundo de hoje. Este livro descobre e apresenta estes tesouros. Para muitos, será um novo descobrimento.

ABC da liberdade BR FCJA J/R.ab.aa / por(BR) 1992

CARVALHO, Jairo Dias de. ABC da liberdade. Jornal dos Sports, Rio de Janeiro, 16 ago. 1992.

Artigo escrito pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Jairo Dias Carvalho, que descreve a obra em prosa ABC de Castro Alves. Trata-se de uma biografia romanceada que foi escrito com o coração e a alma, em um momento difícil da vida nacional, quando as causas de Castro Alves eram retomadas por Jorge Amado.

A Saga de Castro Alves BR FCJA J/R.ab.aa / por(BR) 1991

LAJOLO, Marisa. A Saga de Castro Alves. O Estado de São Paulo, São Paulo, 2 f. 27 jul. 1991.

A professora Marisa Lajolo, da Unicamp autora do livro, Um Brasil para Crianças, e deste artigo em que fala sobre o livro de Jorge Amado, ABC de Castro Alves, um mergulho numa história miúda e cotidiana que o texto convida a imaginar.

Cómo Jorge Amado recreó a Castro Alves BR FCJA J/R.ab.aa / esp 1992

AMOR, José Blanco. Cómo Jorge Amado recreó a Castro Alves. Arriba, Madrid, 9 fev. 1978.

Artigo escrito em idioma espanhol, sobre o livro ABC de Castro Alves.

Meu querido canibal BR FCJA J/R.ab.ct / por(BR) 2000

DAMULAKIS, Gerana. Meu querido canibal. A Tarde, Salvador, 1 maio 2000.

O presente artigo descreve o livro de Antônio Torres intitulado Meu Querido Canibal. Citando Jorge Amado, quando diz que tinha três caminhos que constroem uma biografia, e um desses caminhos foi a biografia romanceada, como fez Jorge Amado no livro ABC de Castro Alves.

O POETA dos escravos chega ao cinema BR FCJA J/R.ab.ct / por(BR) 1997

O POETA dos escravos chega ao cinema. Tribuna do Norte, Natal, 2 dez. 1997.

O artigo fala sobre o filme baseado no poeta, onde Castro Alves é como uma síntese de Gláuber com Caetano. Esta é a imagem que Sílvio Tendler quer passar, procurando assim basear-se em várias obras para compor o personagem. Entre elas, o ABC de Castro Alves de Jorge Amado.

Castro Alves BR FCJA J/R.ab.ct / por(BR) 1997

FONSECA, José Carlos. Castro Alves. A Gazeta, Vitória, 21 mar. 1997.

O advogado, ministro aposentado do TST e jornalista José Carlos Fonseca, escreve no presente artigo a sua homenagem ao sesquicentenário de nascimento do poeta Castro Alves. Citando algumas referências escritas sobre Castro Alves dentre elas o ABC de Castro Alves de Jorge Amado.

Sesquicentenário de nascimento de Castro Alves BR FCJA J/R.ab.ct / por(BR) 1997

CAIRO, Newton Quadros. Sesquicentenário de nascimento de Castro Alves. A Tarde, Salvador, 7 mar. 1997.

Artigo escrito pelo professor universitário e bacharel em Direito, Newton Quadros Cairo, que relata a comemoração do sesquicentenário do poeta Castro Alves. Citando a obra de Jorge Amado em uma passagem do livro ABC de Castro Alves.

Retrato de um poeta sedutor BR FCJA J/R.ab.ct / por(BR) 1997

BARROS, Lydia. Retrato de um poeta sedutor. Diário de Pernambuco, Recife, 2 mar. 1997.

O artigo fala sobre um filme, onde Sílvio Tendler vai compor o retrato falado de Castro Alves, baseando-se em algumas obras e entre elas o ABC de Castro Alves de Jorge Amado.


51 documentos